Inverno: Revista em casa por 8,98/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Senado vai ouvir chefe da Petrobras sobre divisão de lucros com acionistas

Requerimento do senador Jean Paul Prates, aprovado pela CAE nesta terça, quer que Joaquim Silva e Luna explique distribuição de R$ 101 bilhões

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 8 mar 2022, 11h46

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou na manhã desta terça-feira um requerimento para convidar o presidente da Petrobras, o general Joaquim Silva e Luna, a explicar a distribuição de 101 bilhões de reais aos acionistas da empresa. O valor corresponde à quase totalidade dos lucros registrados pela estatal em 2021.

O pedido foi apresentado na semana passada pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), que é o relator de dois projetos que buscam controlar os preços dos combustíveis no país e estão na pauta do plenário do Senado nesta quarta-feira.

Além de Silva e Luna, também serão convidados pela CAE, em data ainda a ser definida, o diretor executivo financeiro e de relacionamento com investidores, Rodrigo Araujo Alves, a conselheira representante dos trabalhadores da Petrobras, Rosangela Buzanelli Torres, e Rodolfo Landim, atual presidente do Flamengo, que foi indicado recentemente para presidir o Conselho de Administração da Petrobras.

De acordo com Prates, a Petrobras registrou um lucro de 106 bilhões de reais no ano passado, um aumento de 1.400% em relação aos 7,11 bilhões de reais contabilizados em 2020, e os 101 bilhões distribuídos aos acionistas excedem a obrigação legal da empresa de distribuir 25% do lucro apurado.

Para o senador, a situação suscita “questionamentos por parte da sociedade civil que está pagando caro pelos combustíveis, sendo o povo brasileiro acionista majoritário da empresa”. “Temos assistido aumentos sucessivos dos custos dos combustíveis no país, que contrastam com a fartura nos dividendos partilhados”, diz o petista.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 2,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Ofertas exclusivas para assinatura Anual.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.