A Casa Civil informou há pouco que Rui Costa começou, às 14h10, a reunião inicialmente prevista para as 16h desta terça-feira, 5, com os ministros da Previdência, Carlos Lupi, e do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, para dar “continuidade às tratativas sobre corte de gastos”, no Palácio do Planalto.
Além dos três, também participam do encontro Fernando Haddad (Haddad), Simone Tebet (Planejamento e Orçamento), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos) — cuja presença não havia sido anunciada pela manhã. Segundo a pasta, a reunião é fechada e também conta com a presença de integrantes da área técnica da Casa Civil.
Nesta segunda-feira, o presidente Lula discutiu o tema por mais de três horas com Costa, Haddad, Simone Tebet, Esther Dweck, Camilo Santana (Educação), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego) e Nísia Trindade (Saúde). Os secretários Dario Durigan e Guilherme Melo, da Fazenda, e Miriam Belchior, da Casa Civil, também estiveram no encontro.
À noite, o Ministério da Fazenda afirmou que, na reunião, “o quadro fiscal do país foi apresentado e compreendido, assim como as propostas em discussão”, e que outros ministérios seriam chamados pela Casa Civil para que “também possam opinar e contribuir no âmbito das mesmas informações”.