Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Rodovias federais aderem a sistema de transferência de multas por app

É possível utilizar o serviço tanto pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito quanto pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito

Por Pedro Pupulim 19 set 2024, 09h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A PRF aderiu nesta quarta-feira à funcionalidade que permite a transferência de multas por aplicativo de celular. Agora, quem tomou uma multa em rodovias federais, mesmo sem estar dirigindo no momento da autuação, poderá utilizar a ferramenta “Indicação do Real Infrator” para usufruir do direito.

    O acesso é feito tanto pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito quanto pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito: www.portalservicos.senatran.serpro.gov.br/#/home

    A ação implica no repasse automático tanto do valor da multa quanto dos pontos negativados na CNH, e pode ser feita em até 30 dias, contados a partir da data de notificação e ocorre apenas entre pessoas físicas. Por segurança, é necessário que as duas partes façam a validação da identificação do real infrator. 

    Diretor-geral da PRF, Fernando Oliveira destacou a eliminação de etapas burocráticas

    Continua após a publicidade

    “Um processo que antes demandava tempo, papel e intervenção de um ou mais servidores, pode ser feito pelo próprio cidadão. Isso representa uma enorme economia de recursos para todos”, disse ele.

    O recurso foi elaborado pelo Ministério dos Transportes em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados, e também está disponível para as multas gerenciadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o que assegura a cobertura para toda a malha federal. 

    Quanto às malhas estaduais, no âmbito dos Detrans, o Distrito Federal e outros dez estados já aderiram ao serviço: Espírito Santo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Alagoas, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Roraima.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.