Randolfe e Renan querem nova temporada para CPI da Pandemia no Senado
Senadores vão tentar reunir assinaturas para reabrir investigação contra o governo de Jair Bolsonaro

Randolfe Rodrigues anunciou há pouco a apresentação de um requerimento pedindo a instalação de uma nova CPI no Senado para apurar as ações e omissões do governo Bolsonaro no enfrentamento da pandemia da Covid-19 no Brasil desde novembro de 2021. O senador da Rede foi vice-presidente da comissão realizada entre abril e outubro do ano passado.
Relator da CPI de 2021, Renan Calheiros também tornou público o seu apoio à nova comissão, que teria cinco focos principais: o atraso e insuficiência na vacinação infantil; a insuficiência de provisão para doses de reforço em 2022; os ataques de Bolsonaro aos técnicos da Anvisa e à vacinação; a insuficiência da política de testagem; e o apagão de dados do Ministério da Saúde, com as suas consequências no monitoramento da evolução da pandemia.
Nos bastidores, comenta-se que o primeiro convocado da nova comissão seria o procurador-geral da República, Augusto Aras, para quem o relatório final da comissão foi entregue no final de outubro, até agora sem maiores consequências.
“Não iremos assistir de braços cruzados a continuação da tragédia brasileira! Se a PGR não cumpre seu papel, o Senado vai cumprir. Não iremos ficar calados diante do aumento de casos de Covid-19, da disseminação da [variante] ômicron e a sabotagem da vacinação das crianças”, escreveu Rodrigues no Twitter.
Calheiros, por sua vez, justificou seu apoio à nova CPI lembrando que do apagão de dados no Ministério da Saúde, segundo ele “tocado por um sabujo”, Marcelo Queiroga. “Bolsonaro é um delinquente reincidente. O Congresso está omisso diante do resgate do genocídio. Eles só respeitam CPI”, declarou.
Para Randolfe, é necessário ter um mecanismo para pressionar “os criminosos que estão na Presidência”. “[…[ sobretudo, o objetivo da CPI será inibir a sanha criminosa do Governo de Jair Bolsonaro”, concluiu.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.