Aos 96 anos de idade, David Orlandi e Zulmira Mattos Miziara são os candidatos mais velhos inscritos nas eleições municipais deste ano.
Nascidos em 1928, eles apresentaram pedidos de registro de candidatura para concorrer, respectivamente, à prefeitura de Embu das Artes e a uma vaga na Câmara de Vereadores de Tanabi, ambas no interior de São Paulo.
Filiado ao PCO, Orlandi fez aniversário em 19 de maio, sendo o mais experiente entre os dois. Viúvo, ele é aposentado, tem ensino fundamental incompleto e declarou à Justiça Eleitoral em 2024 ter nascido no município de Getúlio Vargas (RS).
E esta não é sua primeira eleição. Nos dois últimos pleitos, ele se candidatou a vice-prefeito de Embu das Artes, mas foi considerado inapto em 2020, já pelo PCO. Em 2016, pelo PDT, não foi eleito. Curiosamente, nas duas ocasiões, ele informou que nasceu em Cachoeira do Sul (RS).
Zulmira Miziara, por sua vez, é do PSD. Ela também é viúva e aposentada e se candidatou a vereadora em Tanabi em 2016, pelo PCdoB, quando ainda era professora do ensino fundamental. Na ocasião, acabou ficando como suplente.
Nascida no dia 15 de julho, em Araraquara (SP), ela tem ensino superior completo.
Centenários por engano
Segundo as fichas de registros de candidaturas apresentadas pelos partidos à Justiça Eleitoral, há outras 22 postulantes mais velhos que os dois, sendo 21 deles com idade superior a 100 anos. Mas se trata de erros, provavelmente de digitação, como o do candidato que informou ter nascido no ano 0980 — mas em eleições anteriores registrou o ano de nascimento como 1980.
Apesar de o prazo de inscrição já ter acabado, no último dia 15, as legendas ainda poderão corrigir informações de seus candidatos.