Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PT orienta militância a não chamar Bolsonaro de genocida: ‘não funciona’

Campanha de Lula divulgou vídeo com sete dicas de como tirar votos do presidente; 'chamar de desumano e vagabundo funciona'

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 5 out 2022, 18h07 - Publicado em 5 out 2022, 15h46
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brazilian President Jair Bolsonaro waves during a military parade to mark Brazil's 200th anniversary of independence in Brasilia, on September 7, 2022. (Photo by EVARISTO SA / AFP)
    Jair Bolsonaro no desfile do 7 de setembro, em Brasília // (Evaristo Sa/AFP)

    A campanha de Lula (PT) à Presidência divulgou uma cartilha com dicas para os eleitores tirarem votos de Jair Bolsonaro (PL) no segundo turno. Entre as orientações estão a de respeitar o eleitor bolsonarista comum e os indecisos, mas não perder tempo com apoiadores convictos. Também pede para não chamar o presidente por termos como “genocida”, “assassino”, “miliciano” e “anticristo” por considerar que isso não funciona. Chamar de “desumano”, “ladrão” e “vagabundo” está liberado, orienta a campanha. Assista ao vídeo ao final desta nota.

    A publicação com sete dicas foi ao ar nesta quarta-feira. Na primeira sugestão, a locutora já avisa: “Foque a sua energia em eleitores indecisos ou naqueles que você já viu criticar o Bolsonaro em algum momento”. A segunda orientação é para o eleitor falar de temas que a campanha julga que afastam Bolsonaro das pessoas, como as questões do aumento da pobreza e do desemprego, em contraposição aos passeios de jetski e das motociatas do presidente. A cartilha também pede que se ressalte a “desumanidade” de Bolsonaro, com menções às suas ofensas às mulheres e o seu deboche com as vítimas da Covid-19.

    A terceira dica pede que os apoiadores de Lula usem termos específicos para criticar Bolsonaro, poupando, contudo, seus eleitores e os cidadãos indecisos. “Escolha as palavras certas para criticar o Bolsonaro. As palavras que mais funcionam é desumano, despreparado, irresponsável, ladrão e vagabundo. As que menos funcionam são: genocida, assassino, miliciano, anticristo e xingamentos com palavrões em geral”, diz o vídeo. 

    A antepenúltima dica sugere que o eleitor de Lula compartilhe com seus os conhecidos “como o Bolsonaro fez mal para a sua vida”, citando os altos preços no mercado, o desemprego, o endividamento das famílias e a perda de pessoas queridas na pandemia. Por fim, pede que as pessoas ocupem os lugares onde os indecisos estão, como grupos de família em aplicativos de mensagens e nas redes sociais, e usem o humor para distribuir “memes e figurinhas que zombem de Jair Bolsonaro”.

    Continua após a publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.