Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Polo de saúde na terra yanomami mais que dobra testes para malária

Com o reforço no diagnóstico, as equipes de saúde indígena realizam tratamentos assistidos, o que resulta em maior controle da doença

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 26 set 2024, 19h01 - Publicado em 26 set 2024, 14h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Polo Base de Saúde Indígena de Auaris, em Roraima, unidade localizada no território yanomami, aumentou em 150% o número de testes de malária aplicados na população. O índice saltou de 400 lancetas por semana, no início de setembro, para cerca de mil atualmente. Com o reforço no diagnóstico, as equipes de saúde realizam tratamentos assistidos, o que resulta em maior controle da doença.

    Nesta quarta-feira, equipes da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e da Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) estiveram na comunidade de 164 pessoas.

    O enfermeiro Marco Aurélio Gomes, 36 anos, está há oito meses atuando em Auaris. Ele conta que a ampliação da assistência melhorou o combate da doença e o monitoramento das notificações. “Com diagnóstico e tratamento adequados, estamos conseguindo diminuir o número de adoecimentos. Estamos conseguindo desenvolver uma boa assistência”, afirma. 

    O agente indígena de saúde Roberto Sanomã, 40 anos, que trabalha na região desde 2007, ressalta que a presença dos profissionais de saúde e o fortalecimento da saúde indígena garantem o controle da doença. “Hoje, tratamos o paciente, entregamos remédio e removemos os casos mais graves para o polo base. Esse é um trabalho importante para a comunidade”, diz.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.