Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PGR enterra investigação contra Bolsonaro por crimes contra indígenas

'Cumpre pontuar que o presidente da República foi substituído', justifica o órgão ao arquivar denúncia contra o ex-presidente

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 10 Maio 2024, 08h29 - Publicado em 20 out 2023, 07h01

Sem alarde, a PGR enterrou recentemente um procedimento contra Jair Bolsonaro por “sistemática violação ao direito fundamental dos povos indígenas”.

O caso foi aberto após denúncia de uma entidade indígena, o Movimento Unidos dos Povos Indígenas da Bahia. “Segundo alegado, neste período de governo, houve uma completa desestruturação das políticas de proteção dos povos indígenas e de seus territórios, ao aparelhamento dos órgãos de proteção e socioambientais, ao estímulo à invasão, ao desmatamento, ao garimpo ilegal e à propagação da pandemia de Covid-19”, diz a representação.

O procurador que analisou o caso considerou que a denúncia dos indígenas, que pediam inclusive a investigação do chefe da Funai durante a gestão bolsonarista, era “demasiadamente genérica” e que o bolsonarismo já está fora do governo.

“Cumpre pontuar que o presidente da República foi substituído, assim como os cargos de direção e assessoramento na própria Funai, assim como em outros órgãos de proteção indígena, além dos próprios ministros de Estado. Além do mais, é cediço que, para a instauração de inquérito civil, o fato a apurar deve ser certo e determinado, tornando-se contraproducente qualquer linha investigativa cuja generalidade e abstração inviabilize a condução do expediente e, consequentemente, comprometa a própria indicação das diligências a serem requisitadas. Em casos como tais, o feito importará apenas em dispêndio desarrazoado de tempo e recursos ao órgão público”, diz o investigador.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.