A Polícia Federal concluiu, nesta segunda-feira, 16, as investigações sobre o assassinato da adolescente indígena Paola Rodrigues, de 13 anos, ocorrido em dezembro de 2023. Em relatório enviado ao Poder Judiciário e ao Ministério Público, a PF apontou dez indígenas como autores do crime.
No dia do crime, Paola foi atingida por um tiro de arma de fogo na nuca e morreu instantaneamente. A morte teria sido resultado de um conflito entre grupos de indígenas na Terra Indígena Kaingang Cacique Doble (RS), a cerca de 342 quilômetros de distância de Porto Alegre.
À época, a PF, com apoio da PM e da Força Nacional de Segurança, realizou os levantamentos de local de crime e realizou a inquirição das vítimas e testemunhas dos fatos.
Os agressores teriam cercado uma residência que abrigava 15 pessoas, em sua maioria mulheres e crianças, e dispararam diversas vezes com espingardas de grosso calibre. Além da morte de Paola, outros dois adolescentes foram feridos, mas sobreviveram.
Apontados como autores, os dez indígenas foram indiciados pelos crimes de homicídio qualificado, tentativa de homicídio, uso e disparo de arma de fogo, danos qualificados e milícia privada, conforme a participação de cada indivíduo na dinâmica dos fatos.