Fortaleça o jornalismo: Assine a partir de R$5,99

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF cumpre mandados contra investigados por incêndios no Pantanal

Ação combate crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras da União na região de Corumbá, no Mato Grosso do Sul

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 20 set 2024, 10h56 - Publicado em 20 set 2024, 07h17
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Brigadistas combatem incêndios no Pantanal
    Emergência - Pantanal registra o maior número de incêndios dos últimos 26 anos para um mês de junho (Joédson Alves/Agência Brasil)

    A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira, 20, uma operação para combater crimes de incêndio, desmatamento e exploração ilegal de terras da União na região de Corumbá, em Mato Grosso do Sul.

    Os policiais federais cumprem sete mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal de Corumbá, em conjunto com o Ibama e a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal do MS.

    Durante as investigações dos incêndios ocorridos neste ano, os dados coletados revelaram que a área queimada é alvo reiterado desse tipo de crime ambiental e posteriormente alvo também de grilagem das áreas com a realização de fraudes junto aos órgãos governamentais.

    “A ocupação irregular de área, que já totaliza 6.419,72 hectares, vem sendo utilizada para exploração econômica por meio da pecuária. Buscas realizadas na região apontam para a existência de pelo menos 2.100 cabeças de gado em área da União, mas estima-se a criação de mais de 7.200 animais em todo período investigado”, diz a PF.

    Continua após a publicidade

    A perícia da Polícia Federal identificou dano de mais de 220 milhões de reais perpetrados na exploração da área pelo grupo criminoso.

    Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de provocar incêndio em mata ou floresta, desmatar e explorar economicamente área de domínio público, falsidade ideológica, grilagem de terras e associação criminosa.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 9,98 por revista)

    a partir de 39,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.