Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

PF combate fraude de R$ 13 milhões em pensões por morte no INSS

Grupo tinha auxílio de servidor do INSS para “selecionar” segurados falecidos e gerar benefícios previdenciários para crianças inexistentes

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 18 jun 2024, 21h22 - Publicado em 18 jun 2024, 09h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Viatura da PF em frente a agência do INSS em Alagoas
    Viatura da PF em frente a agência do INSS em Alagoas (PF/Divulgação)

    A Polícia Federal (PF) cumpre nesta terça-feira 14 mandados de busca e apreensão em Alagoas contra pessoas que teriam desviado 13 milhões de reais por meio de fraudes na concessão de pensões por morte pelo INSS. A operação Geração Espontânea tem o apoio da Coordenação-Geral de Inteligência da Previdência Social.

    Os investigados contavam, segundo a PF, com a ajuda de um servidor do INSS para ter acesso a cadastros de segurados mortos, que eram transformados em geradores de pensão. O grupo, então, recrutava pessoas para registrá-las como mães ou pais de crianças fictícias, que, por sua vez, tornavam-se dependentes de segurados falecidos. 

    O esquema, afirma a Polícia Federal, gerava não só mensalidades dos benefícios concedidos como também créditos retroativos, que eram repassados à suposta organização criminosa. A corporação investiga os suspeitos pelos crimes de estelionato e peculato, no caso do funcionário público.

    A PF e a Previdência identificaram 119 pensões por morte concedidas com indícios de irregularidades, das quais 75 foram suspensas ao longo das investigações. O INSS vai revisar todos os benefícios com indícios de fraude. O pente-fino pode evitar até 10 milhões de reais em pagamentos futuros indevidos.

    Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nos municípios de União dos Palmares, São José da Laje, Murici e Maceió, todos expedidos pela 7ª Vara Federal de Alagoas.

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.