Pesquisa revela segredos do e-commerce para fisgar clientes por e-mail
Levantamento mostra estratégias, datas e horários para mensagens serem mais efetivas com clientes
O e-commerce aposta cada vez mais em campanhas personalizadas, segmentadas e automatizadas, segundo levantamento recente da Dinamize, especializada em marketing digital. O número de mensagens segmentadas é quase 90% maior do que os envios sem filtro algum. Antes da pandemia, em 2019, a diferença era de 70%.
A segmentação também influencia na eficiência das mensagens, já que 33% dos e-mails disparados com essa estratégia são abertos. Além disso, os envios personalizados geram 56% mais cliques nos links para compras na comparação com mensagens sem direcionamento. Em 2019, o número era de 35%.
“De modo geral, o levantamento destaca a importância de manter os consumidores engajados com a marca, privilegiando estratégias personalizadas. Em outras palavras, ações cada vez mais segmentadas correspondem ao melhor caminho para garantir receita recorrente”, disse o sócio e diretor-executivo da Dinamize, Jonatas Abbott.
O levantamento também mostra os melhores horários para enviar mensagens aos clientes. A maior taxa de abertura de mensagens (18,11%) ocorre na terça,quarta e quinta-feira. O horário com maior visualização (7,3%) é às 13h.