Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Para Mourão, Amazônia precisa de ‘presença do Estado’

Fala do vice ocorre a seis meses do fim do mandato do atual presidente, Jair Bolsonaro, que reduziu as estruturas de fiscalização na área

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 28 jun 2022, 10h06 - Publicado em 28 jun 2022, 09h30

Coordenador Conselho Nacional da Amazônia Legal, o vice-presidente Hamilton Mourão falou recentemente num evento do Grupo GCB, holding do mercado financeiro e de capitais, sobre os desafios da Amazônia. Disse o seguinte:

“Precisamos melhorar a presença do Estado na Amazônia em todos os níveis. Em termos territoriais se somarmos o Amazonas e a cidade de Altamira no Pará, são mais de 2 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a seis Alemanhas. Temos praticamente a mesma área continental que os Estados Unidos, mas eles têm 48 estados e nós 26, isso mostra o desequilíbrio dos estados brasileiros. Por isso, temos que melhorar a presença do Estado em um lugar como a Amazônia. Melhorar a fiscalização, a questão do desenvolvimento que é a questão principal da Amazônia, usar os produtos da biodiversidade e fazendo o nosso papel na questão da mitigação da mudança climática”.

A seis meses do fim do mandato de Jair Bolsonaro, a fala do vice expõe uma constrangedora verdade. O atual governo não ampliou a “presença do Estado” na Amazônia e não tem realizações a exibir nessa questão. Ao contrário. Nos últimos três anos e meio, o que se viu foi a fragilização de órgãos de fiscalização ambiental e o ataque a estruturas que amparavam comunidades indígenas, com o avanço da criminalidade em diferentes áreas.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

2 meses por 8,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.