Rodrigo Pacheco vai se reunir nesta segunda-feira o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a Medida Provisória 1.202 de 2023, a chamada MP da reoneração, que enfrenta muita resistência no Congresso.
A assessoria do presidente do Senado informou neste domingo que a reunião será realizada às 18h e que o local ainda seria definido e previamente informado. O encontro ainda não consta na agenda oficial de Haddad, que voltou de férias nesta segunda e acompanhará o presidente Lula na visita de trabalho do presidente do Paraguai, Santiago Peña, a Brasília, no fim da manhã.
Em reunião com líderes de bancadas no Senado na semana passada, Pacheco ouviu pedidos de devolução da MP, seja parcial ou integral. Em dezembro, o Congresso derrubou o veto de Lula à desoneração da folha. A medida da reoneração é vista como uma “prorrogação do veto”.
A grande preocupação de Haddad é com o impacto da desoneração sobre a arrecadação e, por extensão, a meta de déficit primário zero em 2024.
Uma das ideias que Pacheco vai propor ao ministro da Fazenda para baixar a resistência à MP no Senado é devolver a MP da reoneração e o governo compensar a desoneração com um pacote de corte de gastos.
No Palácio do Planalto, a orientação é “sentar e negociar”, segundo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.