Depois de o presidente Jair Bolsonaro ter colocado em dúvida a segurança das urnas e a transparência do processo eleitoral, organizações da sociedade civil cadastradas pelo TSE decidiram entrar em campo para fortalecer a confiança pública nas eleições por meio das “Missões de Observação Eleitoral Nacionais”.
A participação de organizações da sociedade por meio desse modelo de observação ocorrerá pela primeira vez em uma eleição presidencial. Pioneira neste tipo de missão, a Transparência Eleitoral Brasil está entre as entidades que vão acompanhar de perto todo o pleito.
“A observação é imparcial, autônoma, neutra e independente. Ela vai trazer o olhar da sociedade civil para o processo eleitoral, aumentando a transparência e confiança nos procedimentos, refletindo na integridade democrática do Brasil”, diz Ana Claudia Santano, coordenadora da Transparência Eleitoral Brasil.
Em 2020, a Transparência Eleitoral realizou o projeto “Missão de observação eleitoral nacional 2020” atuando em cinco capitais. Neste ano, a amostra de cidades estará em 15 estados e 30 cidades com equipes locais de voluntários devidamente capacitados para o projeto.