Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia e Nicholas Shores. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O tamanho atualizado da dívida da Venezuela com o Brasil em meio à crise

Somente em junho e julho, quase 75 milhões de dólares (cerca de 410 milhões de reais, na cotação atual) se somaram ao total devido pelo país vizinho

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 ago 2024, 16h12 - Publicado em 16 ago 2024, 09h01

Há pouco mais de dois meses, o Radar mostrou que a dívida da Venezuela com o Brasil se aproximou da marca de 1,6 bilhão de dólares no último dia 31 de maio, 11 meses após a instalação de uma mesa de negociações para “reprogramar o pagamento”, como afirmou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, após a visita de Nicolás Maduro no fim de maio do ano passado.

Em julho de 2023, os venezuelanos deviam cerca de 1,3 bilhão de dólares, referentes a operações de financiamento às exportações de bens e serviços por empresas brasileiras. Nesse período, portanto, o calote aumentou em 300 milhões de dólares — o equivalente a aproximadamente 1,6 bilhão de reais, na cotação atual.

E o valor da dívida não para de aumentar. Somente em junho e julho, quase 75 milhões de dólares (cerca de 410 milhões de reais) se somaram ao total devido pelo país vizinho. Desde então, a relação do Brasil com o governo venezuelano “ficou deteriorada”, nas palavras do presidente Lula, por causa da situação política após as eleições do último dia 28 de julho.

Questionado pelo Radar, o Ministério da Fazenda informou nesta semana que “o processo de reconciliação permanece em curso” e que a dívida, até 31 de julho, era de 1.674.171.194,23 dólares. Desse total, 1,257 bilhão estavam em atraso e 416,1 milhões eram dos juros de mora. Além disso, havia aproximadamente 17,8 milhões de dólares a vencer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

3 meses por 12,00
(equivalente a 4,00/mês)

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.