Promoção do Ano: VEJA por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

O simbólico gesto de Márcio França na posse fechada de ministros com Lula

O presidente assinou os três termos de posse a portas fechadas, no seu gabinete no Palácio do Planalto

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 13 Maio 2024, 21h10 - Publicado em 13 set 2023, 17h11
  • Seguir materia Seguindo materia
  • 13.09.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, Deputado Federal Silvio Costa Filho (Republicanos- PE) e Deputado Federal André Fufuca (PP-MA), no Palácio do Planalto. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR
    13.09.2023 - Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, durante reunião com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, Deputado Federal Silvio Costa Filho (Republicanos- PE) e Deputado Federal André Fufuca (PP-MA), no Palácio do Planalto. Brasília - DF. Foto: Ricardo Stuckert / PR (Ricardo Stuckert/PR)

    A portas fechadas, sem transmissão ou a presença da imprensa, o presidente Lula assinou no fim da manhã desta quarta-feira os termos de posse dos ministros André Fufuca (Esportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos) e Márcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), no seu gabinete no Palácio do Planalto. As fotos e um vídeo — editado — do “evento” foram divulgados pela Secom ao longo da tarde.

    Publicidade

    Uma cena em particular chamou a atenção para o descontentamento de França com as mudanças, já conhecido nos bastidores. Lula e os dois novos auxiliares aparecem sorrindo, fazendo sinal de positivo com o polegar das mãos, enquanto o ex-governador de São Paulo, desalojado do Ministério dos Portos e Aeroportos para dar lugar a Silvio Costa Filho, do Republicanos, fez questão de colocar os braços para trás.

    Publicidade

    [videopress ThDqbrTg]

    As imagens mostram ainda que o presidente da Câmara, Arthur Lira, padrinho político de Fufuca no Ministério dos Esportes e correligionário do agora deputado licenciado no PP, se sentou ao lado de Lula enquanto o petista dizia estar “muito satisfeito com a conclusão que nós chegamos na montagem do governo”.

    Publicidade

    “Eu acho que nós estamos vivendo um momento de muita expectativa no Brasil. Então o Fufuca tem que saber que […] o esporte tem que ser muito cuidado, porque o esporte não só gera muita oportunidade de trabalho, mas gera saúde nas pessoas se a gente souber trabalhar direitinho”, comentou o presidente, que demitiu oficialmente a agora ex-ministra Ana Moser nesta quarta.

    Continua após a publicidade

    Sobre Silvio Costa Filho, Lula disse conhecê-lo há bastante tempo, porque é pernambucano como ele, e que o novo ministro tem tudo para crescer muito e fazer um bom trabalho.

    Publicidade

    “É um ministério que você vai herdar ele das mãos do Márcio”, comentou, lembrando que França, do PSB, “já é um companheiro de 40 anos de militância política”.

    Pelas redes sociais, o novo ministro do Empreendedorismo disse que é “uma honra!” assumir o novo posto no governo federal e destacou que os negócios de pequeno porte geram sete de cada dez vagas CLT do país. “A missão dada pelo presidente Lula com o Ministério do Empreendedorismo da Micro Empresa e da Empresa de Pequeno Porte é estar ao lado de toda essa gente que faz a economia do Brasil girar!”, comentou, publicando uma foto ao lado do chefe, com o termo de posse em mãos.

    Publicidade

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    2 meses por 8,00
    (equivalente a 4,00/mês)

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.