Por meio do monitoramento diário de notícias de incêndios no país, o Instituto Sprinkler Brasil registrou 2.222 ocorrências de incêndios estruturais no ano passado, o que representa alta de 8,9% em relação a 2022, quando foram contabilizadas 2.044 notícias.
Em 27 de janeiro, uma das mais conhecidas tragédias com fogo no Brasil, o incêndio da boate Kiss, em Santa Maria (RS), completa 11 anos.
De acordo com o instituto, o aumento nos incêndios em galpões industriais, shoppings e hospitais se deve a problemas de qualidade do equipamentos de prevenção ao fogo, falta de manutenção, erros de projetos e de instalação e problemas de treinamento da mão de obra.
“Há um desinteresse dos proprietários pela proteção contra incêndio, fazendo somente o mínimo necessário para ser aprovado pelos bombeiros”, afirma Marcelo Lima, consultor do instituto.
Os sinistros contabilizados no levantamento são os chamados “incêndios estruturais”, ou seja, aqueles que poderiam ter sido contornados com a instalação de sprinklers e ocorreram em depósitos, hospitais, hotéis, escolas, prédios públicos, museus e outros locais.