A Noruega vai depositar agora em junho a nova doação de 50 milhões de dólares que prometeu ao Fundo Amazônia na última COP, em Dubai, em dezembro do ano passado. Na cotação atual, o valor supera os 250 milhões de reais.
O pagamento ocorrerá durante uma visita da ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a Oslo. Ela foi convidada a participar de um fórum sobre florestas tropicais na capital do país europeu.
“É sempre bom lembrar que as contribuições ao Fundo Amazônia representam um reconhecimento aos resultados alcançados pelo Brasil. Ficamos orgulhosos em contribuir para a ambição do Brasil de parar o desmatamento até 2030, conforme mencionado pelo presidente Lula”, afirmou nesta semana ao Radar o embaixador da Noruega em Brasília, Odd Magne Ruud.
Pioneiros e maiores doadores do fundo criado em 2008, os noruegueses são só elogios ao “trabalho excelente” da equipe do BNDES que administra os bilhões recebidos pelo Brasil.
“A equipe é muito boa. Isso é claro quando vemos a quantidade e qualidade dos projetos aprovados desde a reativação do Fundo”, comentou o embaixador.