Em sua primeira visita ao México neste terceiro mandato, o presidente Lula tem reuniões bilaterais marcadas nesta segunda-feira com o presidente Andrés Manuel López Obrador e com a presidente eleita, Claudia Sheinbaum, que tomará posse nesta terça. No encontros, eles deverão tratar de temas como meio ambiente e os desafios na área climática, questões de gênero e relações comerciais, segundo o Itamaraty.
Este é o 32º país diferente visitado por Lula em um ano e nove meses de governo [veja a lista completa abaixo], tendo ido a 11 deles só em 2024. Ele chegou à Cidade do México neste domingo.
Até o fim do ano, o presidente brasileiro ainda tem outras três viagens internacionais marcadas para destinos inéditos no atual mandato — Rússia, em outubro, Azerbaijão e Peru, em novembro — e também poderá retornar ao Uruguai para uma cúpula do Mercosul.
Na capital mexicana, antes das reuniões com o aliado AMLO, que o recebeu na condição de ex-presidente em março de 2022, e com sua sucessora, Lula vai participará da abertura de um seminário com 400 empresários confirmados, sendo 150 brasileiros, e depois terá uma reunião com um grupo de empresários mexicanos.
À noite, irá a um jantar oferecido pelo governo mexicano aos chefes de Estado que estão no país.
Na manhã desta terça, o presidente irá à Câmara dos Deputados, no Palácio Legislativo de San Lázaro, onde ocorre a cerimônia de transmissão da posse presidencial, e depois se dirigirá ao Palácio Nacional, onde Claudia Sheinbaum receberá os cumprimentos. Ele retornará ao Brasil no mesmo dia.
O México é o sexto parceiro comercial do Brasil e o quinto principal destino das exportações do país. No ano passado, foram 14 bilhões de dólares, valor 15% maior que o de 2022.
Veja a seguir a lista de países já visitados por Lula no seu terceiro mandato:
- África do Sul
- Alemanha
- Angola
- Arábia Saudita
- Argentina (2x)
- Bélgica
- Bolívia
- Cabo Verde
- Catar
- Chile
- China
- Colômbia (2x)
- Cuba
- Egito
- Emirados Árabes Unidos (2x)
- Espanha
- Estados Unidos (3x)
- Etiópia
- França
- Guiana
- Índia
- Itália (2x)
- Japão
- México
- Paraguai (2x)
- Portugal
- Reino Unido
- São Tomé e Príncipe
- São Vicente e Granadinas
- Suíça
- Uruguai
- Vaticano