Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MP quer que TCU avalie “razoabilidade” dos fundos bilionários dos partidos

Ao pedir investigação, o Ministério Público cita "os riscos inerentes à má utilização desses recursos" pelas legendas para justificar a ação do tribunal

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 9 jul 2024, 10h30

Representação apresentada pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TC, Lucas Furtado apresentou representação nesta semana solicitando que a Corte abra um procedimento para “avaliar a razoabilidade” dos bilhões de reais investidos pelos cofres públicos no financiamento de partidos e campanhas eleitorais.

Furtado avalia que a Corte deve agir sobre a “destinação de recursos públicos para o financiamento de campanha por meio do fundo eleitoral e do fundo partidário em detrimento a outras destinações sociais”.

A capa de VEJA que está nas bancas destaca o fenômeno do PL de Jair Bolsonaro, que terá mais de 1 bilhão de reais para gastar neste ano. A sigla é a que recebe a maior fatia dos fundos partidários por ter formado, nas últimas eleições, uma bancada de 99 deputados.

Para o chefe do MP no TCU, é preciso evitar que essa montanha de dinheiro direcionada aos partidos acabe sendo gasta de forma irregular. “Considerando materialidade dos recursos envolvidos nos Fundos Partidário e Eleitoral, bem como os riscos inerentes à má utilização desses recursos, mais do que justifica a atuação do Tribunal de Contas da União, tendo em vista que se trata de dinheiros públicos, diretamente oriundos do orçamento da União”, diz Furtado.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.