Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Movimento no varejo avança em outubro devido ao Dia das Crianças

O fluxo de visitação, que havia desacelerado em setembro, voltou a crescer, com destaque para as lojas de rua

Por Pedro Pupulim 20 nov 2024, 17h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Impulsionado pelo Dia das Crianças, o mês de outubro registrou um crescimento de 3% no movimento de pessoas no varejo, tanto em lojas físicas quanto em shopping centers, na comparação com 2023. Os dados foram divulgados pela HiPartners, em parceria com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo.

    Também houve aumento no faturamento do varejo. Nacionalmente, o setor teve um crescimento de 6%, impulsionado principalmente por Norte e Nordeste, que apresentaram um aumento expressivo de 12% e 10%, respectivamente. De acordo com a pesquisa, esse desempenho reflete também a variação positiva no ticket médio geral, que teve aumento de aproximadamente 5%.

    Em relação aos setores, “Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos” foi o maior destaque, com crescimento de 51% no fluxo de visitação, consolidando-se como líder entre os setores.

    Já em termos de faturamento, o setor “Outros artigos de uso pessoal e doméstico”, apesar de ter apresentado queda de 5% no fluxo no período, obteve um aumento de 12%. Enquanto isso, “Móveis e Eletrodomésticos”, que vinha sofrendo quedas expressivas nos últimos meses, registrou a maior alta do mês entre os segmentos, com 15% a mais de receita em relação a outubro de 2023.

    Sócia da HiPartners, Flávia Pini destacou a importância da sazonalidade para o impulsionamento do varejo. Ela ponderou, contudo, sobre o desafio que isso também representa em termos de disputa de mercado.

    “O desempenho positivo em outubro, impulsionado pelo Dia das Crianças, evidencia o potencial do varejo em datas sazonais. No entanto, o verdadeiro desafio para os varejistas é manter essa performance ao longo do ano. Isso só é possível com o cumprimento de uma agenda robusta de tecnologia, que permita personalizar experiências, otimizar operações e atender às demandas de um consumidor cada vez mais conectado e exigente. A tecnologia não apenas potencializa vendas em momentos de pico, mas também sustenta o crescimento fora desses períodos, garantindo relevância e competitividade contínuas”, afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.