Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Moraes defende alterar lei para endurecer punição à litigância de má-fé

O ministro do STF falou a empresários sobre mediação e arbitragem no país durante seminário em São Paulo

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 22 jul 2024, 13h43 - Publicado em 22 jul 2024, 13h01

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, defendeu nesta segunda-feira maior rigor do Judiciário contra recursos em casos onde já há um entendimento vinculado sobre o tema. A medida, no entendimento do jurista, é uma das soluções para garantir maior celeridade e segurança jurídica.

“O primeiro ponto para garantir maior segurança jurídica, maior celeridade, é exatamente uma mudança de mentalidade, da iniciativa privada, da Justiça que desrespeita posições vinculantes do próprio poder judiciário”, disse o ministro, que também defendeu “alterarmos a legislação prevendo uma sucumbência maior, multas maiores”, em casos de litigância de má-fé.

Segundo Moraes, como a Justiça brasileira é acessível, a prática de “litigar por anos” virou, em alguns casos, uma questão de “custo-benefício”. O ministro disse ainda que o uso de inteligência artificial, sob monitoramento humano, pode ajudar a agilizar conflitos nos tribunais.

““A utilização de forma também transparente, principalmente em relação aos algoritmos, mas a utilização da inteligência artificial para auxiliar esses novos métodos de solução de conflitos”, declarou.

A fala do ministro ocorreu durante palestra promovida pelo Grupo Lide na manhã desta segunda-feira. Moraes participou do painel “Solução de controvérsias – mediação e arbitragem no Brasil”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.