Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

MJ vai receber o idealizador da descriminalização de drogas de Portugal

O médico João Goulão foi convidado para visitar o Brasil pelo ministro Ricardo Lewandowski, em julho

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 11 nov 2024, 12h54 - Publicado em 11 nov 2024, 08h30

Idealizador da exitosa política de descriminalização de drogas de Portugal, o médico João Goulão estará nesta terça em Brasília para trocar experiências no Ministério da Justiça e Segurança Pública.

A reunião será promovida pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos da pasta e tem como objetivo atender à recente decisão do STF que descriminalizou o uso pessoal de maconha em quantidades inferiores a 40 gramas.

Isso porque o Supremo também determinou a construção de políticas públicas de prevenção e atenção aos usuários que sejam eficientes e articuladas entre as redes de serviços e de garantia de direitos.

O convite para a visita de Goulão ocorreu em julho, em Lisboa, quando o ministro Ricardo Lewandowski se reuniu com o médico — que é diretor do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências, órgão que recebe usuários flagrados com pequenas quantidades de substâncias.

Continua após a publicidade

A legislação portuguesa considera a situação como um ilícito administrativo e os usuários são tratados como doentes ao invés de criminosos.

“Me parece que é um programa que possa, eventualmente, inspirar outros países e, especialmente, o Brasil, que nesse momento está discutindo a diferenciação entre usuário e traficante de drogas”, disse o ministro, na ocasião.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.