Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Ministério dos Transportes quer barrar regras que podem encarecer o frete

Secretaria de Comércio Exterior estuda medidas restritivas para a importação de "kits" com rodas e pneus

Por Ramiro Brites Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h06 - Publicado em 23 abr 2024, 09h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O Ministério dos Transportes enviou um ofício à secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Tatiana Prazeres, para tentar adiar a discussão sobre medidas antidumping, que podem encarecer o preço dos fretes e da fabricação de reboques, semirreboques e carrocerias de caminhão.

    Desde 2009, os pneus de carga, aros 20″, 22″ e 22,5″, têm um regramento específico para exportação, afim de proteger o mercado interno. No entanto, as taxas não incidem sobre a importação dos “kits” das rodas, junto com os pneus. Diante da situação, a Secretaria de Comércio Exterior (Secex) abriu, em dezembro, uma investigação para saber se o produto também teria as mesmas regras dos pneus.

    Importadores argumentam que não se trata da mesma coisa. Um comprador, que precise do pneu e não da roda, teria que arrumar um novo comprador no Brasil para a operação ser vantajosa. A compra dos “kits”, portanto, é feita, na maioria das vezes, por empresas de fabricação de implementos rodoviários — reboques, semirreboques e carrocerias de caminhão. O Gecex antecipou a agenda e deve se reunir às 10h30 desta terça.

    A avaliação de escopo que pode determinar a restrição da importação da roda junto com o pneu estaria pautada para o dia 23 de abril, no Comitê-Executivo de Gestão (Gecex), mas o Ministério dos Transportes se manifestou de forma contrária.

    “Diante da complexidade e da importância do tema em questão, reforço a necessidade de retirarmos o mesmo da pauta da reunião agendada para o dia 23 de abril de 2024. Sugiro que estabeleçamos um cronograma específico para conduzir análises detalhadas e debates abrangentes com os diversos atores do mercado de transportes”, diz carta assinada por George André Palermo Santoro, secretário executivo do Ministério dos Transportes.

     

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.