Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Médico brasileiro lança livro sobre trabalho voluntário na Faixa de Gaza

Em meio ao conflito, o profissional aborda os momentos de angústias vividos por ele e pela população local

Por Pedro Pupulim 15 out 2024, 13h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Prédios destruídos em Jabalia, campo de refugiados no norte da Faixa de Gaza, após ataque das Forças de Defesa de Israel
    Prédios destruídos em Jabalia, campo de refugiados no norte da Faixa de Gaza, após ataque das Forças de Defesa de Israel (Omar AL-QATTAA/AFP)

    O médico ortopedista Diogo Fagundes, por meio da Editora Savi, publicou recentemente o livro “Do Outro Lado do Muro”, em que traz detalhes de sua experiência atuando na região da Faixa de Gaza, território palestino que faz fronteira com Israel, como voluntário da ONG Médicos Sem Fronteiras.

    Trabalhando em meio ao conflito que assola a região, Fagundes lidou diretamente com pacientes palestinos, ouvindo suas histórias e testemunhando as cicatrizes físicas e emocionais que uma guerra pode deixar.

    “A cada vida salva, por mais pequena que fosse a melhora, era como desafiar a guerra, mostrar que há algo maior do que a destruição”, disse.

    Além das histórias de seus pacientes, Fagundes também relata momentos de extrema tensão que ele próprio viveu. Em uma das situações, o voluntário foi obrigado a se refugiar em bunkers enquanto explosões ecoavam ao redor. Segundo ele, os bunkers, que antes pareciam desnecessários, rapidamente se tornaram um refúgio.

    Continua após a publicidade

    Mas para além dos momentos de dor e angústia, o autor tenta abordar no livro aspectos que ilustram a força e a resiliência das pessoas em meio ao caos.

    “O que mais me marcou foi ver como a vida continua mesmo em meio à destruição. Cada paciente que eu atendia tinha uma história de superação, e a minha missão era, além de cuidar de suas feridas, ser um canal de esperança em um cenário tão devastador”, afirmou.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.