Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula vai recriar Comissão de Mortos e Desaparecidos Políticos nesta quinta

Os quatro integrantes do colegiado também deverão ser nomeados pelo presidente

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 jul 2024, 21h49 - Publicado em 3 jul 2024, 20h45

Após mais de um ano de pressões de dentro do governo, o presidente Lula decidiu recriar a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, extinta no final do governo Bolsonaro. O ato de recriação e a nomeação dos novos integrantes do órgão serão publicados na edição desta quinta-feira do Diário Oficial da União. A informação foi revelada pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Radar com fontes do Palácio do Planalto, na noite desta quarta.

A resolução do petista vai tornar sem efeito o despacho do ex-presidente Jair Bolsonaro, editado e publicado em 30 de dezembro de 2022, que aprovou o relatório final das atividades da CEMDP — criada em 1995, na gestão de Fernando Henrique Cardoso.

O colegiado será presidido pela procuradora da República Eugênia Augusta Gonzaga, que ocupou o posto no primeiro ano do governo Bolsonaro, até ser exonerada, e será composto também pela professora universitária Maria Cecília Oliveira Adão, a deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) e o representante do Ministério da Defesa, Rafaelo Abritta.

Em maio, o Radar informou que Lula adiou o quanto pôde, mas o longo vaivém de ofícios entre ministérios havia acabado e a recriação do órgão, que desagrada as Forças Armadas, dependia apenas de um despacho do petista. A reativação era pleiteada desde março do ano passado pelo ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida.

Para o MDHC, a medida é essencial para cumprir as atribuições estabelecidas em lei e observar a Convenção Internacional para a Proteção de Todas as Pessoas contra o Desaparecimento Forçado, além do cumprimento das decisões judiciais e às obrigações legais impostas ao Estado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.