Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Lula recebe governadores para discutir a PEC da segurança pública

Texto vai definir o papel da União e dos estados na elaboração e implementação de uma política nacional de enfrentamento ao crime organizado

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 31 out 2024, 06h24 - Publicado em 31 out 2024, 06h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Lula vai se reunir nesta quinta-feira, 31, às 15h, com governadores estaduais para apresentar a PEC da segurança pública, idealizada pelo ministro Ricardo Lewandowski.

    Foram quase três meses entre o anúncio de Lula de que chamaria os governadores a participar da discussão sobre a emenda constitucional e o convite para a reunião.

    O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) confia que os governadores vão embarcar no apoio à PEC com uma política nacional de segurança pública.

    Nos últimos meses, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) – que busca se cacifar como uma das opções do campo da direita para a eleição presidencial de 2026 – , esteve no ministério de Ricardo Lewandowski e considerou o texto positivo. Vários governadores do Sul e do Sudeste também deram aval à PEC.

    Continua após a publicidade

    Uma das ideias é integrar os sistemas de checagem de antecedentes criminais para que, por exemplo, uma pessoa condenada por crime violento em um estado não consiga driblar impedimentos legais e obter um registro para porte de arma de fogo em outra unidade da federação. 

    “O crime organizado virou uma multinacional de delitos e, muitas vezes, eles estão muito à frente da própria polícia dos estados”, declarou Lula em uma reunião com ministros em agosto. 

    “A gente não quer nem ter ingerência e nem quer mandar. A gente quer compartilhar ações conjuntas, com a definição concreta na Constituição do papel de cada um de nós”, disse Lula naquela ocasião.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.