Lula lança plataforma online para retomar obras e aumenta valor da merenda
O presidente vai comandar uma reunião com prefeitos, por videoconferência, para anunciar as medidas
O presidente Lula comanda uma reunião com prefeitos neste momento, por videoconferência, para anunciar o lançamento de uma plataforma online para retomar obras paralisadas nos municípios e o reajuste de até 39% no repasse dos valores para a compra de merenda escolar.
Batizada de “Mãos à Obra”, a ferramenta tem como objetivo auxiliar o governo federal a identificar as obras prioritárias que vem ser retomadas em todos os estados. As prefeituras poderão atualizar o banco de dados os empreendimentos que estão parados ou inacabados.
O aumento nos recursos destinados ao Programa de Alimentação Escolar para Estados e municípios, por sua vez, ocorre após cinco anos sem correção e com defasagem estimada em 35% diante da inflação acumulada no período. O governo Lula estima investir 5,5 bilhões de reais em 2023, para beneficiar cerca de 40 milhões de alunos de escolas públicas.
O valor destinado por estudantes do ensino fundamental e médio (cerca de 24 milhões) terá acréscimo de 39%. Para quem está na pré-escola e educação básica para indígenas e quilombolas (aproximadamente 3,6 milhões de crianças), o reajuste será de 35%. E o aumento para as merendas de crianças em creches, alunos de escolas em tempo integral, da Educação de Jovens e Adultos e do atendimento especializado, que já têm hoje um repasse maior, será de 28%.