O Palácio do Planalto confirmou há pouco que o presidente Lula vai participar da sessão de abertura da Cúpula entre a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenho, a Celac, e União Europeia, que acontece nos dias 17 e 18 deste mês, em Bruxelas, na Bélgica — que será o 14º país visitado pelo petista em pouco mais de seis meses de governo. A reunião entre os dois blocos não é realizada desde 2015.
Lula aceitou o convite durante telefonema na tarde desta quarta com o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, no qual ele parabenizou o espanhol pela recente assunção da Presidência do Conselho da União Europeia. Os dois também conversaram sobre o acordo em negociação entre o Mercosul e o bloco europeu.
Sánchez também convidou o brasileiro para realizar a abertura do Fórum Empresarial, previsto para o dia 17, ao seu lado e da presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. No evento, deverão ser anunciados novos investimentos europeus na América Latina.
Inicialmente, Lula havia sinalizado que enviaria o vice-presidente Geraldo Alckmin, também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, para representá-lo na Cúpula, mas decidiu comparecer.