Lewis Hamilton ganha boné que virou símbolo da campanha de Lula
Piloto inglês recebeu nesta segunda em Brasília o título de cidadão honorário do Brasil
O piloto britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão mundial de Fórmula 1, está nesta segunda-feira em Brasília, onde foi homenageado pela Câmara dos Deputados com o título de cidadão honorário brasileiro.
O automobilista é conhecido por sua militância antirracista e recebeu das mãos do comunicador Rene Silva, fundador do jornal Voz das Comunidades, do Complexo do Alemão, no Rio, um boné com a inscrição CPX. O boné é do mesmo tipo que Lula vestiu na visita que fez ao complexo de favelas na zona norte da capital fluminense no segundo turno das eleições presidenciais.
Jair Bolsonaro, seus filhos e o entorno bolsonarista se apressaram a divulgar notícias falsas a respeito da visita do então candidato às comunidades e também da sigla CPX, que significa “complexo”. Bolsonaro chegou a relacionar a inscrição a facção do crime organizado que domina o tráfico de drogas local em propagandas de campanha que, mais tarde, foram proibidas pelo TSE por veicularem informações mentirosas.
A movimentação de Bolsonaro gerou a reação de pessoas que condenaram a criminalização da sigla e dos moradores do Complexo do Alemão. A Voz das Comunidades passou a dar bonés a todos os que doassem uma cesta básica ao projeto. Em pouco tempo, a peça acabou virando também um símbolo da campanha petista à Presidência.