Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Kajuru pede para PF investigar acusações de John Textor, do Botafogo

Dono de 90% da SAF do alvinegro carioca diz, sem apresentar provas, que jogos do Palmeiras contra Fortaleza em 2022 e São Paulo em 2023 foram manipulados

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 Maio 2024, 12h45 - Publicado em 2 abr 2024, 15h35
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) enviou um ofício ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, pedindo a abertura de uma investigação para apurar as alegações do dono de 90% da SAF do Botafogo, o empresário norte-americano John Textor, de que teria evidências da manipulação de jogos em favor do Palmeiras nos Campeonatos Brasileiros de 2022 e 2023.

    Depois de ter afirmado, há pouco menos de um mês, que havia obtido uma gravação em que um árbitro brasileiro combinava o pagamento de propina para influenciar o resultado de um jogo, Textor declarou nesta segunda-feira que as vitórias do Palmeiras sobre o Fortaleza (4 a 0), em 2022, e contra o São Paulo (5 a 0), em 2023, teriam sido manipuladas por vários jogadores dos times perdedores.

    “Solicito formalmente que a Polícia Federal inicie uma investigação completa e rigorosa sobre as denúncias feitas, e obtenha as referidas provas, se elas de fato existirem, com o objetivo de esclarecer os fatos. Por fim, se necessário, que seja promovida a devida responsabilização dos envolvidos”, escreve Kajuru no ofício ao diretor-geral da PF.

    Kajuru trabalha para ser o presidente da CPI do Senado sobre a manipulação de resultados, que, segundo ele, será instalada na próxima terça-feira. O provável relator será Romário (PL-RJ), autor do pedido de abertura da comissão de inquérito. O próprio Textor elogiou, em sua nota, a iniciativa dos senadores de se debruçar sobre o tema.

    “O Senado no Brasil tomou a decisão muito sábia de investigar integralmente as alegações, feitas por mim e por outros, e acredito que todas as pessoas no Brasil podem se orgulhar dessa liderança, já que não tenho ciência de nenhum outro país importante que tenha mostrado essa liderança em confrontar a escória da corrupção no mundo do futebol”, disse o dono da SAF do Botafogo.

    Ao Radar, Kajuru afirmou que a intenção com o ofício à PF é que Textor seja ouvido e apresente as provas de suposta corrupção aos investigadores. “Se apenas falou isso de forma falaciosa, ele tem que ser banido do futebol brasileiro”, disse o senador.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.