Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Governo Lula começa a semana na mira de duas CPIs no Congresso

Parlamentares cobram a abertura da investigação dos atos golpistas e a da comissão que irá apurar a invasão de terras pelo MST

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 24 abr 2023, 06h14 - Publicado em 24 abr 2023, 06h01

Depois de uma semana conturbada em que perdeu seu primeiro ministro do governo, Lula terá de lidar nesta semana com o avanço da oposição no Congresso em torno da abertura de duas comissões parlamentares de inquérito que miram o governo.

A primeira e mais barulhenta é a CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro. O governo vinha atuando para barrar a investigação no Parlamento, mas tudo mudou com a divulgação de vídeos que revelaram a presença do então chefe do GSI, Gonçalves Dias, no Palácio do Planalto no momento dos ataques.

Para tirar o Planalto da defensiva diante da demissão do general, os líderes do governo decidiram passar a defender a abertura da CPMI. O desafio agora é garantir maioria governista no colegiado.

Outra investigação que pode provocar estragos no governo é a CPI do MST. Há conhecidas ligações do governo petista com o movimento que vem aterrorizando produtores rurais pelo país. As invasões anunciadas pelo MST e consumadas nos últimos dias e a presença do chefe do movimento na comitiva de Lula que foi à China ampliaram a pressão dos ruralistas da Câmara pela abertura da investigação.

Na semana passada, Arthur Lira disse aos ruralistas que a CPI já tinha aval jurídico para ser instalada. A bancada agora atua para abrir a investigação nesta semana.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

a partir de 39,96/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.