Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Governo espera trazer cerca de 500 brasileiros por semana do Líbano

Aproximadamente 20.000 nacionais vivem no país

Por Pedro Pupulim Atualizado em 3 out 2024, 18h48 - Publicado em 3 out 2024, 18h05
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), que está sendo usada para resgate de brasileiros após início do conflito entre Israel e Hamas
    Aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), que está sendo usada para resgate de brasileiros após início do conflito entre Israel e o Hamas (Sargento Viegas/FAB/Divulgação)

    O comandante da Aeronáutica, brigadeiro Damasceno, afirmou na tarde desta quinta-feira que o Brasil espera trazer, semanalmente, cerca de 500 brasileiros que vivem na zona de conflito no Líbano. A declaração foi dada em entrevista coletiva organizada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e que contou com a participação do ministro da pasta, Mauro Vieira, e com o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

    A informação foi dada pelo comandante quando questionado sobre a capacidade da Aeronáutica em fazer operações de resgate envolvendo um grande número de pessoas. Em resposta, Damasceno traçou um paralelo com a operação “Voltando em Paz”, executada pelo governo federal em outubro de 2023.

    “Na operação ‘Voltando em Paz’, em outubro passado, que se estendeu por mais quatro semanas, nós temos um número mágico de 500 pessoas por semana. Então essa é nossa expectativa, uma média de 500 pessoas por semana, nós conseguimos suportar bem, porque sabemos que é uma operação continuada e nessa coordenação das listagens feitas pelo MRE. Nesse primeiro voo agora são 220 pessoas disponibilizadas”, destacou.

    Nesta quarta-feira, a Força Aérea Brasileira (FAB) iniciou o processo de repatriação dos nacionais com a decolagem de uma aeronave KC-30 que saiu do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e pousou em Lisboa, capital portuguesa. De acordo com Damasceno, a aeronave está aguardando a autorização para decolar, com previsão de chegada em Beirute nesta sexta-feira às 10h de Brasília.

    Continua após a publicidade

    Atualmente, segundo dados do governo, aproximadamente 20.000 brasileiros vivem no Líbano.

     

    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.