São Caetano do Sul será a cidade-teste para o estudo Environmental Insight Explorer (EIE) do Google sobre o impacto da emissão de carbono. A ferramenta mede e transmite os dados em tempo real para mapear fontes de emissão de CO2, como obras e meios de transporte.
A análise dos dados, compartilhados pelo Google Cloud, permite ao município reverter índices de poluição, com ações como a reavaliação de rotas do transporte público.
“São Caetano disponibiliza todas as informações para que a gente possa não apenas diminuir o tempo de deslocamento na cidade, mas, de forma mais ampla, pensar no impacto que isso gera ao meio ambiente”, explicou o prefeito Auricchio Júnior.
“É o nosso compromisso permanente de estar à frente de medidas que tragam benefícios a nossa comunidade e futuras gerações”, acrescentou.
Em julho do ano passado, São Caetano do Sul já havia sido escolhida para ser cidade-teste em um projeto pioneiro com Google e Waze que une os sistemas de trânsito. O centro de gerenciamento municipal abastece o Waze com informações como suporte a emergências, alertas sobre perigos, eventos e dados em tempo real como buracos, acidentes e reformas.