A deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR), e presidente do partido, revelou nesta quarta alguns dos motivos para apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) à Presidência da Câmara. De acordo com Gleisi, a escolha da bancada petista se deu por “correlação de forças”.
“Nós não tínhamos hoje outra pessoa com condições de fazer a disputa para Presidência da Câmara dos Deputados. O PT não colocaria nome e não tinha partido que construiu, que tivesse uma liderança e que disputaria a Câmara”, afirmou em entrevista à GloboNews.
Outra justificativa para apoiar a reeleição de Lira é a integração política da grande base construída pelo progressista entre deputados. Para se manter no comando da Casa, o presidente da Câmara dialogou com parlamentares de diversos espectros políticos, do PT ao PL.
“Não é momento de nós estarmos isolados”, enfatizou Gleisi, que defendeu a governabilidade de Lula em troca da eleição do deputado. “Ter um apoio ao presidente Lira, (…) mas ao mesmo tempo, também se propor a construir um bloco de apoio ao governo, para fazer as articulações dentro da Casa”, acrescentou.