Em reunião no fim da última semana, agentes do Turismo paulista fizeram um balanço dos aportes ao distrito turístico Serra Azul, criado há dois anos, e projetaram os investimentos até 2026. O local recebe mais de 10 milhões de visitantes por ano, atraídos pelos parques temáticos Hopi Hari e Wet’n Wild e por centros de compras.
Nos primeiros anos, o distrito recebeu 700 milhões de reais em três investimentos: o Cyan Resort, a primeira etapa de um clube de golfe, assinado pelo ex-jogador Jack Nicklaus, que segue em construção, e novas lojas no Outlet Premium.
Os quatro municípios que integram o distrito — Jundiaí, Itupeva, Louveira e Vinhedo — devem ter o aporte de 1,8 bilhão de reais de investidores para 2026. Projeta-se a construção de três novos hotéis, um autódromo, a ampliação da hípica no local e a instalação de um parque temático, com shopping center, o Adventure Mall.
Criado na gestão de João Dória em 2021, os distritos de turismo facilitam os investimentos em infraestrutura do setor público à interação de empreendimentos privados para fomentar o turismo em determinadas regiões. Hoje, são quatro os distritos turísticos no estado: Olímpia, Serra Azul, Andradina e Iguape.
Dois projetos, no Portal da Mata Atlântica e no centro histórico da capital, já passaram por análise da Secretaria de Turismo e Viagens de SP e estão em fase final de criação. A pasta também analisa o projeto de um distrito turístico em Santos.