Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Diplomata vai substituir militar no comando da Apex-Brasil

O diplomata Augusto Pestana, que era diretor de negócios da agência, sucederá o contra-almirante Sergio Segovia, no cargo há quase dois anos

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 15 abr 2021, 18h20 - Publicado em 15 abr 2021, 18h08

Recém-empossado no cargo, o chanceler Carlos Alberto França vai trocar nos próximos dias o presidente da Apex-Brasil, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, subordinada ao Ministério das Relações Exteriores.

O atual chefe da agência, Sergio Segovia, que é contra-almirante da Marinha e está no posto há quase dois anos, será substituído pelo diplomata Augusto Pestana, que foi diretor de negócios na gestão do militar. Segundo fontes do governo, Pestana goza de plena confiança do ministro França e é muito respeitado dentro do Itamaraty.

A mudança deve ser oficializada em maio, porque o atual presidente ainda participará de uma missão no exterior — vai organizar uma feira em Dubai, marcada para novembro. O seu sucessor já vai acompanhá-lo na viagem.

Pestana havia sido retirado recentemente da Apex-Brasil pelo ex-ministro Ernesto Araújo. O olavista tinha um apadrinhado para a diretoria (uma das duas da agência) e chegou a indicá-lo, mas o nome acabou reprovado pelo Conselho Deliberativo por não reunir currículo para o cargo, o que deixou o posto vago, como revelou o Radar na semana passada. Na ocasião, ele foi convidado para para ser o responsável pela unidade de planejamento diplomático no Itamaraty.

Continua após a publicidade

Entre os diplomatas, a troca é considerada muito importante para aprofundar os objetivos da nova gestão, inclusive no esforço para a entrada na OCDE. Pestana é ministro de segunda classe do MRE, o penúltimo degrau na carreira diplomática, e já serviu nas embaixadas do Brasil na Nova Zelândia, no Japão e na Alemanha.

Vale lembrar que o contra-almirante Segovia foi uma escolha do próprio Bolsonaro, em maio de 2019, quando Araújo demitiu o embaixador Mário Vilalva em meio a divergências no comando da agência.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.