Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Marcelo Ribeiro, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Desastre aéreo no Irã matou interlocutor frequente do chefe do Itamaraty

Mauro Vieira se reuniu com o chanceler Hossein Amirabdollahian exatamente um mês antes do acidente, em Nova York

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 23 Maio 2024, 22h49 - Publicado em 23 Maio 2024, 16h30

Com a queda do helicóptero que matou o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, no último domingo, o ministro Mauro Vieira perdeu um de seus interlocutores frequentes sobre a guerra na Palestina.

O chefe do Itamaraty se reuniu com o chanceler Hossein Amirabdollahian, que estava na aeronave, três vezes em menos de um ano, sendo a última exatamente um mês antes do acidente, em Nova York — durante a retaliação de Israel ao ataque iraniano.

Os outros dois encontros ocorreram no ano passado: em 22 de setembro, à margem da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, e em 2 de junho de 2023, na Cidade do Cabo, na África do Sul, durante reunião de ministros de Relações Exteriores do Brics.

O brasileiro e o iraniano também conversaram duas vezes por telefone, em 3 de novembro e 13 de dezembro do ano passado.

Vieira considerava a relação com o chanceler do Irã importante na hora de se tentar evitar qualquer escalada das tensões na região, como ocorreu em abril.

Continua após a publicidade

Na última segunda-feira, dia seguinte ao acidente, o Ministério das Relações Exteriores divulgou nota informando que o governo recebeu as notícias das mortes das autoridades iranianas “com profunda consternação”.

“O governo brasileiro estende aos familiares do Presidente Raisi, do Chanceler Abdollahian e das demais vítimas, e ao governo e povo iranianos os mais sinceros sentimentos de solidariedade e pesar pelas irreparáveis perdas”, disse o comunicado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba 4 revistas de Veja no mês, além de todos os benefícios do plano Digital Completo (cada edição sai por menos de R$ 9)
A partir de 35,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.