Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Defensores públicos apontam riscos em projeto sobre ensino domiciliar

Texto-base da proposta de "homeschooling", apoiada por bolsonaristas, foi aprovado nesta quarta-feira pela Câmara dos Deputados

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 19 Maio 2022, 17h27 - Publicado em 19 Maio 2022, 16h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Acostumados a lidar com casos de abuso infantil, defensores públicos do país estão preocupados com a lei aprovada nesta quarta-feira pela Câmara dos Deputados que autoriza a prática do ensino domiciliar no país.

    A legislação é um projeto que tem o apoio do presidente Jair Bolsonaro, de sua base e de segmentos da igreja evangélica. Segundo o Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos Gerais, estar longe da escola representa riscos sobretudo para as crianças mais pobres.

    “A escola é um espaço protetivo, que agrega políticas públicas de saúde, segurança alimentar, educação e de defesa dos demais direitos das crianças e dos adolescentes”, diz a entidade. “Estar fora da escola é um marcador de risco: maiores são as chances de ser vítima de violência letal ou da apreensão pela prática de ato infracional”.

    A Defensoria Pública do Rio lembra dos dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2021 que mostraram que mais da metade dos casos de abuso contra crianças (67%) aconteceram dentro da casa da vítima e foram cometidos por pessoas da família.

    “No Brasil, temos crianças fora da escola, crianças fora de creche, escolas sem acesso à Internet, subfinanciamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar, mas o governo federal coloca como prioridade debater um tema que pode colocar crianças e adolescentes em risco”, critica o coordenador de infância e juventude da Defensoria Pública do Rio, Rodrigo Azambuja.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (menos de R$10 por revista)

    a partir de 39,96/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.