Último mês: Veja por apenas 4,00/mês

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

De olho em 2026, centro-direita lidera pesquisas nas grandes cidades

Levantamento do cientista político Murilo Medeiros mostra que esquerda está perdendo espaço no Nordeste; PT só lidera disputa em Contagem (MG)

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 2 out 2024, 07h14 - Publicado em 2 out 2024, 06h01
  • Seguir materia Seguindo materia
  • ACM Neto e Antonio de Rueda: vice-e presidente do União Brasil
    Antonio de Rueda (à dir.) e ACM Neto tomam posse como presidente e vice do União Brasil: partido lidera disputa por prefeituras em 16 dos 78 maiores colégios eleitorais do país (Instagram/Reprodução)

    Partidos de centro, centro-direita e direita dominam a disputa, segundo pesquisas, nos maiores colégios eleitorais do país que servirão de vitrine daqui a dois anos para as eleições a governador, deputado federal, senador e presidente da República.

    Levantamento do cientista político Murilo Medeiros mostra que, considerando as pesquisas de intenção de voto mais recentes nas três maiores cidades de cada estado, o União Brasil desponta como favorito em 16 dos 78 colégios com mais densidade eleitoral.

    O MDB aparece em seguida, com 12 cidades, e o PL está à frente em 11 municípios, seguido pelo PP, com 10, o PSD, com oito, e o Republicanos, com quatro.

    O PT, partido do presidente Lula, só lidera em Contagem, a terceira maior cidade de Minas Gerais.

    “Das 27 cidades nordestinas avaliadas, o campo da esquerda só lidera em uma: no Recife, com João Campos, do PSB. O avanço da direita no Nordeste começa a ficar mais perceptível a partir da atual eleição, com União Brasil, PL e PP representando os partidos mais competitivos nas grandes cidades da região”, escreve Medeiros.

    Continua após a publicidade

    O cientista político destaca que o União Brasil domina eleitoralmente a Bahia, de ACM Neto, e Rondônia, do governador Marcos Rocha, liderando nos três maiores colégios eleitorais dos dois estados.

    O levantamento também ressalta que o PSD no Paraná, partido do governador Ratinho Júnior, que é favorito para conquistar a capital Curitiba e também o segundo maior município do estado, Londrina.

    Além disso, no Piauí, berço tradicional de governos petistas, o PP do senador Ciro Nogueira lidera em Parnaíba e Picos, grandes cidades do estado em número de eleitores.

    “A performance dos partidos políticos nos principais colégios eleitorais dos estados é relevante para respaldar forças partidárias no xadrez político, com reflexo no potencial eleitoral e na projeção de nomes para 2026”, afirma Medeiros.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Veja e Vote.

    A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

    OFERTA
    VEJA E VOTE

    Digital Veja e Vote
    Digital Veja e Vote

    Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

    1 Mês por 4,00

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.