Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês

Radar

Por Gustavo Maia (interino) Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Nicholas Shores e Ramiro Brites. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Conselho de Ética do Senado desenterra processos contra cinco senadores

Estão na mira do órgão os senadores Flávio Bolsonaro, Jorge Kajuru, Marcos do Val, Randolfe Rodrigues e Styvenson Valentim

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 jul 2024, 15h13 - Publicado em 9 jul 2024, 15h10
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Depois de um longo período de inatividade, o Conselho de Ética do Senado decidiu, nesta terça, abrir sete processos contra senadores denunciados por possível quebra de decoro parlamentar.

    Publicidade

    Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Jorge Kajuru (PSB-GO), Marcos do Val (Podemos-ES), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP) e Styvenson Valentim (Podemos-RN) são os integrantes da Casa que agora irão responder no colegiado.

    Publicidade

    A decisão foi anunciada pelo presidente do conselho, senador Jayme Campos (União-MT).

    As sete petições foram convertidas em duas representações e cinco denúncias. A partir de agora, cada senador será notificado pelo conselho e terá direito a apresentar defesa prévia. Também foram designados um relator para cada representação ou denúncia, após sorteio entre os integrantes do colegiado.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    Uma das petições deferidas pelo presidente e transformada em representação foi a dos partidos Rede Sustentabilidade, PT e PSOL contra Flávio Bolsonaro por quebra de decoro parlamentar. Segundo os partidos, o parlamentar teria “ligação forte e longeva com as milícias no Rio de Janeiro”, o que, na avaliação das legendas, é “incompatível com o exercício do mandato parlamentar”.

    Kajuru foi acionado senador Luiz do Carmo por publicações feitas nas redes sociais com insinuações sobre uso indevido de recursos de emendas parlamentares.

    Publicidade

    Já Randolfe Rodrigues vai responder denúncia movida por Flávio, que o acusa de ter abordado, em 2 de fevereiro de 2023, de forma autoritária e agressiva o youtuber Wilker Leão, no prédio principal do Senado.

    Continua após a publicidade

    Outra denúncia é de autoria da deputada Natália Bonavides (PT-RN) contra o senador Styvenson. Ela o acusa de comentar, nas redes sociais, um caso de violência contra a mulher e, segundo ela, o parlamentar “dizer ou sugerir que uma mulher merece ser agredida”. 

    Publicidade

    Duas petições contra o senador Marcos do Val também foram admitidas e convertidas em denúncia e representação. Elas estão ligadas às consequências dos ataques golpistas às sedes dos três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.

     

    Publicidade

     

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 9,90/mês*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 49,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.