PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Como foi a conversa entre Lula e Lira, segundo o presidente da Câmara

Deputado nega ter conversado sobre emendas e ministérios e diz à CNN Brasil que reforma tributária será pautada no 1º semestre

Por Nicholas Shores Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 16 Maio 2024, 00h06 - Publicado em 5 jun 2023, 12h14

A convite do presidente, Arthur Lira tomou café da manhã com Lula no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira. Segundo o relato do próprio deputado, houve entendimentos sobre a reforma tributária, a entrada de vez do petista na articulação política e o despacho de novas MPs.

Sobre emendas parlamentares e espaço para o Centrão na Esplanada dos Ministérios, garantiu Lira em entrevista à CNN Brasil, não se falou.

O que não o impediu de reclamar ao vivo sobre o ritmo da execução orçamentária que irriga prefeituras aliadas aos deputados e a “sub-representação” da Câmara na estrutura do governo.

Como resultado da conversa no Alvorada, Alexandre Padilha está telefonando para líderes de bancadas da Câmara e do Senado e convidando-os para uma reunião com Lula ainda na tarde desta segunda-feira.

“O consumo de combustível e prestígio interno do presidente da Câmara e dos líderes para com os deputados está findando”, alertou Lira na entrevista à emissora, reproduzindo o que dissera pouco antes ao chefe do Executivo.

Continua após a publicidade

“O governo precisa se mobilizar, a articulação precisa estar mais atenta e eu penso que, dentre todas essas articulações, o governo vai, a partir de hoje, com a participação do presidente Lula, ter uma participação mais efetiva na construção dessa base mais sólida”, acrescentou.

De todo modo, os dois combinaram que a PEC da reforma tributária seja pautada para votação ainda no primeiro semestre. 

Lira também disse ter ouvido do petista a promessa de que, de agora em diante, ministros deverão avisar a ele e a Rodrigo Pacheco com antecedência sobre futuras medidas provisórias que forem elaboradas e consultá-los sobre os textos.

Mas alertou: ainda não há “pacificação” sobre o rito de tramitação de MPs, que retornou ao sistema com comissões mistas e, segundo o presidente da Câmara, precisa ser “arredondado” com Pacheco.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.