Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

CNMP institui manual de conduta para membros do Ministério Público

Código de Ética tem 40 artigos e 20 princípios e valores que todos os funcionários do órgão devem seguir

Por Lucas Vettorazzo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 29 mar 2023, 07h48 - Publicado em 29 mar 2023, 07h30
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O plenário do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) aprovou por unanimidade nesta terça-feira a adoção de um Código de Ética que institui regras de conduta aos profissionais do MP.

    O documento reúne 40 artigos e 20 valores éticos divididos em 12 capítulos. A ideia é que todos os membros do MP estejam submetidos ao novo código.

    Segundo as regras aprovadas, os membros do MP devem estar norteados pelos princípios e valores éticos da “unidade, da indivisibilidade, da independência funcional, da objetividade, da igualdade de tratamento e da transparência”. Também são destacados valores como “integridade pessoal e funcional, diligência, dedicação, presteza, cortesia, respeito, prudência, motivação racional, sigilo funcional, conhecimento, capacitação, dignidade e decoro”.

    A proposta aprovada seguirá para análise da Comissão de Acompanhamento Legislativo e Jurisprudência (CALJ). Caso não haja objeções na comissão, ela será homologada e depois entrará em vigor.

    “A aprovação do Código de Ética é um passo importante para a carreira, pois reforça a simetria entre o Poder Judiciário e o Ministério Público, assegurada na Constituição Federal. Além disso, estabelece de forma transparente, as orientações necessárias para a individualização dos valores éticos, resguardando a independência funcional dos procuradores e promotores, indispensável à defesa da ordem jurídica, nos mesmos moldes do que já ocorre com a magistratura”, disse o presidente da Associação Nacional dos Membros do MP, Manoel Murrieta.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.