PDT se reúne para a última conversa antes da votação da PEC
Adesão da bancada pedetista ao projeto do governo de calote nos precatórios fez o presidenciável suspender sua pré-campanha ao Planalto

O chefe do PDT, Carlos Lupi, e a bancada federal do partido irão se reunir ao meio-dia desta terça, em Brasília, para bater o martelo sobre o posicionamento da legenda na votação em segundo turno da PEC dos Precatórios, prevista para esta tarde na Câmara.
O objetivo é reverter o vexame da semana passada, em que a adesão em massa dos deputados do PDT à proposta de calote do governo foi decisiva e fez o presidenciável Ciro Gomes anunciar a suspensão de sua pré-campanha à presidência da República no ano que vem.
Na madrugada desta terça, o líder do partido na Câmara, Wolney Queiroz (PDT-PE), divulgou que a bancada mudará sua posição e orientará votação contra à PEC.
Segundo o Radar apurou, a expectativa do entorno de Ciro no partido é a de que a maioria dos que votaram à favor– principalmente os deputados do Ceará, terra dos Ferreira Gomes– volte atrás.
Alguns casos, como o do deputado e pastor evangélico Alex Santana, da Bahia, por exemplo, são dados como perdidos. Santana é bolsonarista. Ele responde a processo no Conselho de Ética do partido por suas votações favoráveis ao governo de Jair Bolsonaro.
Interlocutores de Ciro não sabem ainda que tipo de cenário fará o presidenciável retomar com suas atividades de campanha.
Relembre abaixo como votaram os deputados do PDT no primeiro turno:
A favor:
Alex Santana (BA)
Félix Mendonça Jr (BA)
André Figueiredo (CE)
Eduardo Bismarck (CE)
Leônidas Cristino (CE)
Robério Monteiro (CE)
Flávia Morais (GO)
Mário Heringer (MG)
Subtenente Gonzaga (MG)
Dagoberto Nogueira (MS)
Wolney Queiroz (PE)
Flávio Nogueira (PI)
Silvia Cristina (RO)
Afonso Motta (RS)
Fábio Henrique (SE)
Contra:
Idilvan Alencar (CE)
Túlio Gadêlha (PE)
Gustavo Fruet (PR)
Chico D´Angelo (RJ)
Paulo Ramos (RJ)
Pompeo de Mattos (RS)
Ausentes:
Jesus Sérgio (PDT-AC)
Damião Feliciano (PB)
Marlon Santos (RS)
ATUALIZAÇÃO 09/11/2021 – 15h30
A primeira versão desta nota trazia a informação incorreta de que Ciro Gomes participaria da reunião do partido na tarde desta terça. O presidente do PDT, Carlos Lupi, confirmou ao fim do encontro que o presidenciável pedetista não participou. O texto e o título foram corrigidos.