O Ministério das Relações Exteriores informou há pouco que o chanceler Mauro Vieira convocou o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar Zonshine, a comparecer nesta segunda-feira ao Palácio do Itamaraty, no Rio, “diante da gravidade das declarações desta manhã” do governo israelense sobre Lula.
Vieira está na capital fluminense para participar de reunião com chanceleres do G20, que acontece nesta semana.
O ministro também chamou para consultas o embaixador brasileiro em Tel Aviv, Frederico Meyer, que embarca para o Brasil nesta terça-feira.
As medidas são respostas ao ato do governo israelense de ter convocado o embaixador para uma visita ao Museu do Holocausto, em Jerusalém, algo interpretado pela diplomacia brasileira como um “espetáculo” fora dos padrões da chancelaria. O petista foi declarado persona non grata em Israel nesta segunda.
No domingo, o presidente declarou que “o que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico”. “Aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus”, complementou, em entrevista a jornalistas durante visita à Etiópia.