PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana
Imagem Blog

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Câmara aprova urgência em projeto sobre mineração em terras indígenas

Tema voltou à tona com necessidade de fabricar fertilizantes no país; oposição diz que minas não estão em reservas e que decisão abre precedente perigoso

Por Laísa Dall'Agnol Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 9 mar 2022, 22h10 - Publicado em 9 mar 2022, 22h04

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira o requerimento para tramitação em regime de urgência do PL 191/20, que trata da mineração em terras indígenas. Foram 279 votos a 180.

Mais cedo, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), anunciou que a proposta será analisada por um grupo de trabalho com cerca de 20 parlamentares e só será incluída na pauta na segunda semana de abril.

Segundo o líder do governo e autor do requerimento, deputado Ricardo Barros (PP-PR), a proposta apresentada consolida algo que já está na própria Constituição. O aproveitamento dos recursos hídricos, potenciais energéticos, pesquisa e lavra das riquezas minerais em terras indígenas só podem ser efetivados com autorização do Congresso.

“Vemos as cenas horrorosas, as imagens dos rios da Amazônia que já são explorados pelos garimpeiros ilegais. Sem licença, não há fiscalização nem obrigação de reconstituição ambiental”, defendeu.

Deputados de oposição criticaram a votação em urgência nesta quarta e defenderam que as minas com insumos para a produção de fertilizantes sequer estão localizadas em terras indígenas — o que abriria um precedente perigoso na exploração de reservas.

O tema da necessidade da exploração de minas, sobretudo de potássio, veio à tona com os embargos intensificados após o início do conflito entre Rússia e Ucrânia — grande parte dos materiais para insumos vem do leste europeu, hoje sob forte embargo americano e instabilidade logística.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

a partir de 35,60/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.