Black Friday: Revista em casa a partir de 8,90/semana

Radar

Por Robson Bonin Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Nicholas Shores e Pedro Pupulim. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.
Continua após publicidade

Bolsonaro avisa que Queiroga estuda decretar o fim da pandemia no Brasil

Segundo o presidente, o ministro estuda rebaixar a atual situação da Covid-19 no país para uma endemia; mas o processo tem obstáculos jurídicos

Por Gustavo Maia Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO Atualizado em 3 mar 2022, 13h54 - Publicado em 3 mar 2022, 13h34
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O presidente Jair Bolsonaro avisou na manhã desta quinta-feira, pelas redes sociais, que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, estuda decretar o fim da pandemia da Covid-19 no Brasil, rebaixando a situação para uma endemia — quando a doença continua circulando entre toda população mundial, mas a sociedade  se adapta a ela.

    A justificativa, segundo Bolsonaro, é a melhora do cenário epidemiológico e a previsão da lei de 2020 que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional de que cabe ao ministro da Saúde determinar a duração da situação.

    A pasta confirma que a ideia está sendo avaliada, “em conjunto com outros ministérios e órgãos competentes”.

    Dentro do ministério, a previsão é que uma decisão seja tomada, pelo menos, até o fim do mês. Isso porque o cenário é complexo e envolve também o possível impacto regulatório da medida, já que a situação de emergência permitiu contratações simplificadas que foram usadas por vários ministérios nos últimos dois anos, por exemplo.

    O ato poderia impactar ainda a questão das vacinas aprovadas apenas para uso emergencial, como a CoronaVac. Os técnicos do Ministério da Saúde se dedicam agora a estudar as questões jurídicas da medida tão desejada pelo presidente.

    Nesta quarta-feira, o Brasil registrou 370 mortes e 30.995 novos casos, chegando a 650.000 óbitos e 28.842.160 diagnósticos de Covid-19 desde o início da pandemia.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Semana Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (a partir de R$ 8,90 por revista)

    a partir de 35,60/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.