A Sociedade Brasileira de Hipnose resolveu acionar o Conselho Federal de Psicologia (CFP) para pedir que a TV Globo tome medidas sobre a maneira como a hipnose está sendo tratada no BBB. É que um dos participantes da casa, Pyong Lee, vem fazendo sessões de hipnose com alguns participantes do reality show. Sem ambiente controlado e sem seguir os passos necessários para que a prática seja feita de maneira saudável. A hipnose, como se sabe, é um método terapêutico reconhecido, cuja prática é regulamentada por diferentes conselhos federais das áreas da saúde.
ATUALIZAÇÃO, 5/3/2020 — Em nota, a Sociedade Brasileira de Hipnose (SBH) afirma que, ao contrário da informação publicada pelo Radar, não irá acionar o Conselho Federal de Psicologia contra a Rede Globo. A entidade diz, no texto, ser “completamente a favor de um trabalho pautado em evidências científicas. E, nesse caso, não há evidências científicas de que a hipnose em contextos de entretenimento pode causar qualquer dano a outro ser humano, seja de natureza física ou emocional, além do que poderia ser provocado durante uma conversa comum entre duas pessoas”.
Nota do Radar: a fonte da informação, que se apresentou como integrante da entidade, não estava autorizada a falar pela SBH. O Radar pede desculpas aos leitores pelo erro.