A Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, fará parte da comitiva oficial de Lula na visita ao presidente dos EUA, Joe Biden, em Washington, nesta quinta.
Anielle discutirá a retomada de um acordo bilateral entre os países na luta pelo fim da discriminação étnico-racial e pela promoção da igualdade.
O acordo assinado em 2008 previa intercâmbio de boas práticas em temas como educação, marcos legais, trabalho e violência de gênero. As últimas ações do plano datam de 2011 e a ideia é retomar a colaboração.
“Nosso intuito é reposicionar o Brasil como liderança global de combate ao racismo e defesa de direitos humanos”, disse a ministra.
A agenda internacional inclui ainda uma visita ao Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana, do Instituto Smithsonian e que foi inaugurado por Barack Obama em 2016.
Um dos objetivos é conhecer ações de financiamento internacional no campo da memória e reparação da cultura negra. O governo Lula pretende construir um museu da história afro-brasileira com um possível apoio do BNDES.